Há algum tempo penso em iniciar um Blog, com conteúdo sobre saúde e de qualidade, agora finalmente essa ideia está saindo do papel, ou melhor, indo para o papel (ou tela no caso).

E não teria tema melhor para começar esse novo projeto do que esse, o “grande campeão” das queixas no consultório: Constipação Intestinal.

Constipação é a dificuldade para evacuar. Quem sofre desse mal pode ficar vários dias sem evacuar ou ainda que evacue com uma certa frequência, essa evacuação é difícil e dolorosa. No geral, o normal é evacuar uma vez a cada 3 dias ou até 3 vezes ao dia. A constipação pode ser um sintoma de alguma doença, a causa ou piora de outras, ou ainda simplesmente ela mesma ser a doença.

“Mas como assim doutora? Como pode ser tudo isso ao mesmo tempo?”

Calma que eu vou explicar cada um deles!

- Causa ou piora: A constipação pode contribuir para o aparecimento de várias doenças anorretais, ou a sua piora, quando esta já está presente, como hemorroidas, fístulas e fissuras anais. E o tratamento da constipação faz parte do tratamento dessas doenças.

-Sintoma: A constipação pode aparecer como um sintoma de alguma doença, o seja, o modo como essa doença se manifesta. Em geral são obstruções que podem ser de alterações do próprio intestino ou compressão extrínseca (quando algo do lado de fora do intestino causa a obstrução). Em casos de alteração do habito intestinal, quando o padrão de evacuação do paciente muda, devemos ficar atentos e avaliar caso a caso cuidadosamente, pois essas obstruções podem ser causadas por neoplasias (câncer).

“Nossa Dra, mas agora fiquei preocupado. Quer dizer então que eu posso ter um câncer? Mas como vou saber isso?!”

Calma, não precisa de desespero. Existem alguns sinais de alarme que levam a pensar em algum câncer, como: a mudança do habito intestinal (antes evacuava normalmente e piorou há pouco tempo), perda peso, sangramento. Caso você tenha algum desses sinais o melhor é passar em consulta com um médico, ele vai poder tirar suas duvidas, examinar e solicitar exames se necessário.

- Doença: Descartadas obstruções intestinais e descartadas causas secundárias da constipação (uso de alguns tipos de medicamentos, por exemplo), dizemos que essa constipação é funcional, ou seja, não tem nenhum outro fator causando ela. Mas isso é uma boa notícia, geralmente esse tipo de constipação acontece por uma ingesta insuficiente de fibras (responsáveis pela formação do bolo fecal) e agua. Assim fica mais fácil resolver. Vou deixar algumas dicas:

- Beber pelo menos 2 litros de agua por dia

- Comer frutas, verduras, legumes. O que puder ser comido com a casca, não a tire, nela contem uma maior quantidade de fibra.

- Dê preferencia por produtos integrais (macarrão, pão), ele também contem mais fibras.

- Aveia, linhaça, chia, psyllium são exemplos de fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. Inclua na sua alimentação

Espero que tenham gostado, esse é o primeiro post de muitos que ainda virão. E lembrem-se, nenhum post ou matéria da internet substitui uma consulta médica, cada caso é um caso!